top of page

Tudo que eu escrever aqui (é o que) serve para mim. Mas pode pegar dicas!



Um trabalho artístico é muito mais que fazer algo com determinada técnica, esse é um pensamento simplista e limitado. Existem muitos caminhos percorridos para a produção de uma obra, no geral parece ser simples, mas requer tempo e dedicação (e incluo: o formato de saída, tipo do papel, materiais, impressão e cor) para citar alguns pontos chave na concretização de uma obra.


Neste post está um exemplo do que estou falando; a imagem é um modelo de “origami fold book” que fiz como estudo para o trabalho Eu, você voyeur (ou como chamo carinhosamente: o trabalho do erótico). Para assistir o vídeo clica no link


As camadas que esse livro objeto ou livro de artista tem são muitas e existe uma preocupação com cada detalhe da sua construção, há pesquisa. Numa apresentação mais completa falo sobre o estudo da paleta de cores, vou além da combinação para aprofundar o significado dos tons que fazem parte do trabalho e que dialogam com o formato. As dobras são pensadas para falar sobre o corpo já que o trabalho é sobre isso e traz o emponderamente como gancho. Este é um link para a forma de manusear, pois ao abrir delicadamente surge o conteúdo que parece uma estrela onde reflete imagens em estilo caleidoscópio, a repetição da imagem em diversas posições, os vazios, os espaços que geram o ato voyeur, os espaços impressos. Parece repetitivo, mas a ideia do prazer feminino é esta; a da repetição, não um ato rápido sem profundidade, pois é na repetição que a gente goza; o ir e vir. Faz sentido?


O contexto de abrir e explorar as possibilidades dadas ao livro que ora mostra partes, outra um todo, ora um texto faz parte da conversa sobre a representação do feminino e suas variações. Essa obra faz parte de um trabalho maior, ou seja, é um desmembramento do tema que tem outras partes. Por enquanto, sigo com mais produção de livro de artista porque como parte escrita ainda tenho alguns contos eróticos para publicar, além da primeira coleção de zines já publicados.


OBS: O livro-objeto aqui ainda não está finalizado, é um estudo, um rascunho, e mesmo o que aparece no meio da produção (alguns chamam de erro) eu absorvo como parte do trabalho, pois considero que isso dá característica ao que faço. É uma visão particular e nada contra quem tem seus métodos, afinal cada artista tem seu critério de produção e qualidade, que é outra camada para uma obra.


 
 
 

Commentaires


 © 2019 by Aline Cavalcante. Proudly created with Wix.com

  • Blogger - círculo cinza
  • Grey Instagram Icon
bottom of page